quinta-feira, 1 de setembro de 2011





Irei mostrar agora pra vocês a entrevista que fiz com Eliane  
Quintella, autora de Pacto Secreto. O seu livro já foi lançado pela Editora Novo Século. Achei essa autora muito simpática e suas respostas são bem criativas. 



Primeiro tenho que te agradecer por estar na minha primeira entrevista. Como que surgiu a idéia de escrever o livro?

Olá Guilherme. Sou eu quem agradeço pelo convite. Para mim é um prazer estar aqui no seu blog. Bem, a ideia de escrever um livro vem da minha infância. Desde que me conheço por gente eu quero ser escritora. Acredito mesmo que essa vontade nasceu comigo. Assim que comecei a ler, eu me apaixonei pelos livros. E, quando aprendi a escrever, já rascunhava poemas e histórias em meu caderno. Nunca parei de escrever. Eu sempre soube que escreveria um livro e, mais que isso, eu sempre soube que queria passar minha vida escrevendo é o que eu mais amo fazer. Por tudo isso, escrever um livro foi o fluxo natural do rio da minha vida.


Qual seu autor favorito? Tem algum que a inspirou?

Muitos artistas maravilhosos me inspiram. Fico inspirada por um personagem bem interpretado por um ator ou atriz, pelo jeito com que o filme é conduzido por um Diretor, pela trama de um romance policial envolvente, por fatos do cotidiano que me marcam de alguma forma profunda. Tudo isso me inspira para escrever. Gosto de dizer que nos inspiramos por aquilo que nos interessa e que mexe com a gente de alguma forma mais profunda.Em relação aos autores, eu não sei se posso chamar isso de inspiração, talvez eu realmente possa, mas eu pesquisei e me interessei muitíssimo por livros de Adriano Camargo Monteiro, Morbitvs Vividus e Nietzsche. E sobre sua primeira pergunta, eu posso dizer que Clarice Lispector é minha autora favorita, principalmente pelo jeito com que ela escrevia, que realmente me fascina e me encanta.




Seu primeiro livro terá continuações? Se sim, quando pretende publicá-los?

Sim!!! A saga da Valentina não termina no Pacto Secreto. Eu já escrevi o segundo livro da saga, Prazer Secreto, e o terceiro, História Secreta. Publicarei todos, certamente. Quanto às datas, eu fico na dependência da Editora, mas acredito que o segundo não deve demorar muito para ser lançado. De qualquer forma, para quem já leu Pacto Secreto, vale informar que eu já publiquei o primeiro capítulo do Prazer Secreto no blog do meu livro: http://pactosecreto.wordpress.com . Vale conferir!

Você deseja transformar o seu primeiro livro em filme?

Sim, esse é um grande sonho que eu tenho. Acredito que não só o primeiro livro, mas a saga toda pode ser transformada em filme. No momento em que criava a história eu imaginava as cenas e ficavam fenomenais. Cheguei até a imaginar os artistas! A história é bem bacana e daria um filme muito envolvente e de tirar o fôlego. Eu garanto!

Vi que você fez direito. Depois de ter realizado esse trabalho, você se sentiu em uma nova profissão?  

Como eu expliquei na resposta à sua primeira pergunta, eu sempre quis ser escritora. Para mim foi uma grande decepção quando descobri ainda bem nova que não existia uma faculdade na qual eu poderia me formar escritora. Eu não tinha vontade de estudar letras ou jornalismo. Assim, fui observando, desde minha descoberta, que grandes artistas que eu admirava, como Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Gonçalves Dias, Eça de Queirós, entre outros, tinham estudado Direito, além disso o lado idealista do Direito sempre me encantou. Foi assim que eu ingressei na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. Eu posso dizer que o estudo do Direito realmente é muito interessante, tanto é assim que logo que me formei já ingressei no mestrado na mesma universidade.
Desde o segundo ano da faculdade eu trabalhei com Direito. Até poucos meses atrás eu ainda atuava como advogada, quando, após amadurecer bem a ideia, resolvi largar tudo para me dedicar de corpo e alma à vida de escritora. Eu não fiz isso antes porque eu sempre gostei de Direito, tinha uma carreira sólida e sabia das dificuldades da vida de escritor no Brasil. Porém, eu sabia que apesar de direito ser uma paixão, escrever era o verdadeiro amor da minha vida e que eu nunca havia realmente buscado ser escritora. Por isso, após refletir muito e ter certeza de minha decisão, eu decidi abandonar a vida jurídica para me dedicar somente à escrita. É evidente que minha vontade, depois de terminar Pacto Secreto, era largar tudo no momento seguinte, mas segurei a onda, pensei muito, amadureci a ideia e, somente depois disso, me lancei a seguir a minha verdadeira vontade.
Eu acredito que sempre fui escritora, mas somente hoje eu resolvi que seria também minha profissão.

Você teve dificuldade para conseguir publicar seu livro? Se sim, quais foram?

Estamos acostumados a respostas praticamente imediatas pela internet. O mundo está acelerado. Ninguém quer perder tempo e tudo é para ontem. Pois é, na hora que resolver publicar seu livro esqueça tudo isso. As Editoras, como avisam em seu próprio site, costumam demorar muito para responder sobre o interesse ou não em publicar o livro.  Depois que o escritor assinar o contrato, ele também precisa estar preparado para mais espera, pois o processo para publicação também é demorado. Portanto, paciência é a palavra chave.
No meu caso, a Novo Século, após, aproximadamente, três ou quarto meses que eu enviei o material, me respondeu positivamente e eu não quis nem aguardar as demais, fechei na hora o contrato com ela. O processo de publicação demorou mais uns seis meses.

Qual ideia você deixa para aquelas pessoas que sonham ser escritores?


Se é um sonho eu acredito que o amor por escrever já existe, então, não preciso recomendá-lo, apesar de fundamental. Fora o amor, eu acho que o escritor ainda precisa saber soltar sua imaginação integralmente e trabalhar como um verdadeiro artista longe de limitações, moralidades e tabus. É preciso plena liberdade no processo genuíno de criação. E, finalmente, escreva sobre algo que você realmente se interesse e se apaixone.  


8 comentários:

  1. Oi Gui! Adorei a entrevista com a Eliane! Ela é realmente muito simpática! Aliás, estou com o livro aqui e não vejo a hora de começar a lê-lo! rs'
    Ótimas perguntas e surpreendentes respostas!


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro, mas nao tenho sorte da NS me mandar aff...

    parabens mesmo pela entrevista...

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Ei, adorei a entrevista a Eliane é ótima!
    eu tenho o livro aqui mas ainda não li, mas estou muito asiosa.
    beijos,http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista!!!
    Vc fez as perguntas certas!!

    Quero mt esse livro!!

    Bjs

    Mademoiselle Love Books

    ResponderExcluir
  5. eu adoro ela... ela eh incrivel... sempre ne

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista. A Eliane é ótima eo livro é muito bom. Super recomendo à todos;

    bjinhuxxx

    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da entrevista, já ouvi muitas coisas boas dessa autora, e as respostas dela forma ótimas assim como as perguntas. Deu até vontade de ler o livro =]

    Caíque Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,Gui

    Ótima entrevista ,ainda não conhecia a escritora ,mas fiquei com muita vontade de ler o livro,até anotei o blog do livro para saber mais informações.
    Até
    A.Christie
    http://sociedadesecretateen.blogspot.com/

    ResponderExcluir