quinta-feira, 13 de outubro de 2011


Sinopse:  Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prestissburgo, uma cidade onde só moram homens. Ele vive em um mundo cheio de "Ruído" em que os pensamentos privados de todos os homens e de todos os animais são audíveis. Em um mês ele fará treze anos e se tornará um homem. Mas a cidade está escondendo segredos dele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentissburgo junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu na vida. A cada pagina o leitor ficará cada vez mais conectado a Todd e Viola e sua historia de amizade e sentirá genuína afeição por Manchee o cachorro ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma historia sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas e loucura, armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos em uma arma. 


Resenha:  No futuro, o Planeta Terra, ou velho mundo, está um lugar terrível de se viver. Muitas guerras e bastante poluição tomaram conta de todo o planeta. Um grupo de pessoas parte em suas naves a procura de um lugar melhor para viver, e acabam encontrando um planeta quase idêntico a Terra. Eles colonizam o planeta e dão o nome de Novo Mundo. É claro que nesse planeta já havia habitantes, os Spackles. Esses nativos não foram muito receptivos com os colonizadores, e logo partiram para a guerra. Os colonizadores ganharam, mas antes de serem extintos, os Spackles soltaram o germe sobre a superfície de todo o planeta. Todas as mulheres e muitos homens morreram. E os homens que sobraram, acabaram ficando com uma consequência do germe. Todos os seus pensamentos são audíveis. Todos podiam ler os pensamentos de todos. Não haveria mais nenhum tipo de privacidade. E esses pensamentos passaram a ser chamados de Ruído. Assim, sobraram no mundo menos de 200 homens e todos eles vivem na pequena cidade de Prentissburgo. Não existe mais nada em Novo Mundo. Apenas Prentissburgo.
    Essa é a história que Todd Hewitt conhece desde a sua infância. Todd é um garoto órfão. Seu pai morreu de uma grave doença faz muito tempo, e sua mãe morreu pouco tempo após ele nascer. Ela morreu por causa do germe dos Spackles. Então, desde que nasceu ele foi criado por Ben e Cillian, que ele considera como seus pais.
   Todd tem 12 anos de idade, e falta apenas um mês para ele completar 13. E pelas regras de Prentissburgo, quando um garoto completar 13 anos, ele se torna um homem. Todd é o último garoto da cidade, e ele está ansioso para finalmente ser um homem.  
   Certo dia, Ben manda ele colher algumas maçãs no pântano que rodeia a cidade, e infelizmente ele tem que ir acompanhado do seu cachorro Manchee, um cachorro que ele nem pediu. O Ruído também fez os animais falarem e terem pensamentos audíveis, e isso era insuportável, pois animais não falam coisas muito interessantes.  
   Assim, enquanto colhia as maçãs, Todd ouve uma coisa impossível. Na verdade, ele não ouve, e isso é que era impossível. Não existe silêncio no Novo Mundo, há todo momento se ouve o Ruído de algum ser vivo. E ali naquele pântano ele percebe um ponto de completo silêncio.  
   Todd planeja não contar para ninguém sobre o que descobriu, mas mesmo assim, Ben acaba descobrindo. E então, de uma hora para outra, sua vida muda completamente. Ben e Cillian arrumam as malas de Todd, e mandam ele ir embora de Prentissburgo, pois agora ele está correndo perigo. Todd receia antes de ir, mas Ben lhe dá certas instruções e diz que existem outras cidades depois do pântano. Mesmo estando bastante confuso, Todd vai embora. De algum modo, o prefeito já sabe o que ele descobriu, e agora está atrás dele.            
   Enquanto foge, Todd descobre que aquele silêncio era uma garota. Sim, uma garota, chamada Viola. E sem escolhas, os dois passam a fugir juntos do prefeito da cidade, que por motivos secretos, os está perseguindo incansavelmente.   
   Pelo jeito, Prentissburgo estava guardando segredos do jovem Todd. E agora ele, Viola e Manchee terão que buscar um lugar seguro para ficar, mas isso não será fácil. Os segredos de Prentissburgo são mais obscuros do que eles pensam. E o prefeito fará de tudo para conseguir o que quer. Absolutamente tudo!


   Recebi o livro O Motivo da Editora Pandorga, parceira do Blog.
   Para quem não sabe, há um novo gênero literário que está bombando nas livrarias, que é o distópico. E o livro "O Motivo" se enquadra nele. Após ler vários livros desse gênero, tenho que dizer que o distópico se tornou um dos meus temas favoritos.
  Todo livro desse gênero faz, de certa forma, uma crítica a sociedade atual. E nesse livro lemos exatamente isso, uma crítica ao fanatismo religioso. Em "O Motivo" lemos até onde o fanatismo pela religião pode levar um grupo de pessoas; que realmente não há limites para tais fanáticos.

"As pessoas têm medo do que não conhecem, pequeno Todd - ela diz. - Quando elas conhecerem vocês, o problema desaparecerá." 
(Pág.  183)

   Todd Hewitt é um pobre garoto que teve que amadurecer rápido demais para salvar a sua própria vida. Um jovem muito ingênuo que tem que tomar grandes atitudes. Apesar disso, Todd é ainda é um menino de 12 anos e muitas vezes ainda age como um, tendo certas atitudes infantis. O que é totalmente compreensível.
   Viola é uma garota que teve a infelicidade de cair no planeta errado. Sua história é muito triste, e ela agora tenta fazer sua vida voltar à normalidade. Mas, ela veio parar em Novo Mundo em uma época errada, e acaba colhendo as consequências disso. Também é uma jovem corajosa, forte e decidida, que faz o rumo da história mudar completamente.
   Manchee, o cachorro falante, é um animal muito adorável, engraçado e irritante. Mas, está a todo instante ao lado do seu dono. Sua lealdade é imensa.
   Vejam só, esses são os personagens principais, e foram muito bem construídos. Mas, não só os principais foram bem construídos, os coadjuvantes também foram. 
 O autor soube criar um mundo totalmente diferente, construir bons personagens, desenvolver uma trama absolutamente perfeita, o que faz de "O Motivo" um livro de leitura obrigatória para todos os tipos de leitores.
   As descrições foram tão bem feitas, que eu quase conseguia ouvir o Ruído incansável do Novo Mundo, quase sentia o chão de poeira pelo qual Todd, Viola e Manchee tanto correram. 
   A amizade entre Todd e Viola se torna tão pura, e agora eu me sinto amigo deles também. Gostaria de estar ao lado deles em todos os momentos para dizer que vai ficar tudo bem. "O Motivo" é totalmente merecedor dos tantos prêmios que recebeu.
   Obviamente, eu recomendo esse livro. Não só para os amantes de livros distópicos. Mas para os fãs de ação, aventura e para todos aqueles que apreciam o tipo de leitura que fica em sua mente mesmo depois de ter terminado de ler o livro. NOTA 10!


                                                            Bruno Brito Andrade                                                                         
                                                                 Skoob - Twitter
   


4 comentários:

  1. Não conhecia o tema distópico, depois de ler essa resenha achei bem interessante! A resenha ficou muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. DISTOPIA ADORO!
    Tipo, 1984 e Jogos Vorazes me agradaram, talvez esse também seja bem legal ^^

    Adorei o blog e tô seguindo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Os livros distópicos estão 'na moda' agora, tem muitos livros com esse tema. Esse livro não sabia que seguia esse mesmo estilo, mas gostei dele parece ser bem interessante.

    Essa coisa toda de terem encontrando um outro mundo como a Terra e que passaram a viver lá é bem legal, gostei.

    Se tiver a oportuindade com certeza irei ler esse livro, ótima resenha ;)

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  4. Esta Resenha foi um belo Motivo pra ler este livro, ta na lista agora!!

    ResponderExcluir